"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados" - JESUS CRISTO

sexta-feira, 1 de maio de 2009


"..E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.." Jeremias 29:7



O livro Bíblico de Jeremias, de onde foi extraído (Capitulo 29), o texto acima exposto, foi escrito aproximadamente entre 626 - 586 a.C, e é de autoria do homem que deu o titulo ao livro, Jeremias.

O livro na sua totalidade está historicamente contextualizado no reinado do Rei Josias e revela, como a decadência dos dirigentes do Reino de Israel, levou a população ao cativeiro, escravidão e a dedicação de um homem em fazer o povo enxergar que a falta de valores, hipocrisia dos governantes e lideres religiosos estavam levando a população a ruína.

O que isso tem haver com o Rio de Janeiro?

Tratando do capitulo que dá origem a essa nossa viagem a um pedacinho dos reinados antigos de Israel, destacam-se pontos que eu ressalto.

era!! O reinado acaba de cair, o reino foi derrotado e o povo seria cativo nos impérios Assírios e Babilônicos, a Babilônia, seria o novo lar, situação de abandono e tristeza, movendo uma população.

Temos repetido continuamente que a essa é sensação da população da nossa cidade, abandono e tristeza, tristeza ao saber que uma mulher grávida levou um tiro na cabeça, pois o carro era mais importante, aliás, carros, tênis, motos, celulares, parecem ser mais importantes que a vida.

Entretanto, para aquela população lá na antiguidade, mas que sofria e vivia uma grande dificuldade como nossa população hoje vive, houve uma direção "...E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz..." Jeremias 29:7, eles receberam a instrução de buscar a Paz em DEUS, aonde eles estavam indo, porque havendo Paz na Cidade, mesmo sendo a Cidade das pessoas que por momento tinham eles como cativos, eles pessoalmente teriam Paz, isso fica muito claro quando se analisa todo o contexto de capitulo 29 a população é instruída a buscar a Paz pessoal, também, o progresso da cidade. DEUS promoveria o bem estar da cidade devido a presença, trabalho e as orações do povo.


Assim como a sensação de tristeza e abandono são situações comuns, entre a população da antiguidade relatada no capitulo 29 do livro de Jeremias e a nossa população no Rio de Janeiro, a prosperidade e Paz que o povo levaria para cidade, também podem ser...Orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz, com uma grande diferença que estamos falando de uma Cidade que é nossa.

Contudo, é duro ouvir isso, mas trata-se de realidade, Israel foi levado ao cativeiro por uma falha em seguir preceitos morais, por uma grande parcela da população, e hoje a situação do Rio de Janeiro e Brasil não é diferente somos mantidos cativos com resultado da falta de princípios e valores de uma grande parcela da sociedade, mas isso pode e vai mudar, é completamente possível, entretanto existe um caminho, buscar em DEUS, ou seja, amor, respeito, ética, preocupação com próximo, transformação, e esse caminho começa em mim e você, depois nossas famílias, depois nosso bairro, e assim nossa cidade e nação.